terça-feira, 26 de abril de 2011

O uso de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem



A partir da segunda metade do século passado o uso do processamento eletrônico de dados cresceu exponencialmente e passou a integrar a rotina das diversas atividades profissionais, empresariais, científicas e, inclusive, domésticas. Os avanços tecnológicos ocorridos nesses anos conduziram ao desenvolvimento de uma nova modalidade de ensino, a educação à distância pela internet, onde vários recursos são oferecidos para facilitar o processo de ensino e a aprendizagem.
A educação é alvo constante de preocupações, debates e investimentos por parte dos governos, empresários e da sociedade como um todo. Hoje é discutida a importância de se repensar as práticas pedagógicas para enfrentar os desafios provenientes da globalização, e da revolução nas tecnologias de comunicação e informação. 
A integração das novas tecnologias de informação e comunicação nos processos educacionais torna importante o estudo de opinião dos alunos e os resultados da pesquisa poderão ser úteis para os pesquisadores da área de educação: professores, alunos, e interessados em geral pelo tema.
A Lei de Diretrizes e Bases Brasil (1996) da Educação Nacional Brasileira, que expressa a política e o planejamento educacional do país, define a modalidade de educação a distância como uma forma de ensino que permite a aprendizagem através da mediação de recursos didáticos veiculados por diferentes meios de comunicação.
A Internet deve ser utilizada de forma adequada, para que transformações na educação aconteçam proveitosamente, através de mudanças na forma de ensinar e aprender; já que, com o auxílio desta ferramenta, o aluno agora é responsável pela construção do seu conhecimento e o professor torna-se apenas um orientador e facilitador no processo de ensino-aprendizagem. 
Os computadores, a informática e a Internet são atualmente ferramentas indispensáveis na educação. Em particular, a Internet é hoje uma das ferramentas computacionais mais importantes, por se tratar de uma fonte contínua de informações sobre a vida real, possibilitando a contextualização da aprendizagem no ensino das disciplinas escolares, com os problemas da realidade e de interesse dos alunos, para a construção do seu conhecimento.

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