quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Coleção EducaRede: Internet na escola

A Coleção EducaRede: Internet na escola, composta por cinco livros, é dirigida a educadores e pesquisadores atentos aos desafios trazidos pela Internet à educação. O EducaRede, desenvolvido em parceria com o CENPEC, a Fundação Vanzolini e o Terra Networks, o EducaRede completou em 2006 cinco anos de atuação no Brasil.  

O volume 1 EducaRede: inclusão digital na escola apresenta a reflexão conceitual que norteia a edição brasileira do Portal e o panorama de projetos e parcerias desenvolvidos pelo EducaRede nesses cinco anos de atuação no cenário da educação brasileira. O conhecimento acumulado sobre a relação entre Internet e aprendizagem também é compartilhado com o leitor, assim como o processo avaliativo e as metodologias de monitoramento e sistematização das ações. 

O volume 2 Ensinar com Internet: como enfrentar o desafio apresenta uma coletânea de artigos publicados no Portal EducaRede, dividida em quatro partes: Novo Tempo propõe temas para a reflexão sobre os desafios gerados pela atual sociedade da informação. Novo Espaço reúne iniciativas inovadoras realizadas nas salas de Informática das escolas, com dicas práticas para educadores. Tempo de Aprender discute formas de atualização do professor para adquirir as competências exigidas pelo mundo digital. Faça Você Mesmo divulga experiências bem-sucedidas de educadores no uso da Internet com os alunos. 

O volume 3 Sala de Informática: uma experiência pedagógica apresenta o percurso de uso da Internet na EMEF Pracinhas da Força Expedicionária Brasileira, de São Paulo, durante os três anos de parceria com o EducaRede. 
Além de relatar as atividades desenvolvidas por educadores com seus alunos, integrando a sala de Informática aos demais espaços e recursos educativos da escola,apresentam-se as reflexões acerca da importância da capacitação do professor para explorar os recursos da Web, de seu papel de mediador no contexto digital e do potencial da Internet no desenvolvimento de aprendizagem significativas e imprescindíveis para sua formação integral e inclusão social. 


O volume 4 Letras e teclado: oficina de textos na Web apresenta o ambiente do Portal EducaRede concebido para produção da escrita colaborativa mediada por um educador especialista. Além de apresentar um novo recurso educativo para o professor, espera-se poder colaborar com as reflexões sobre o uso pedagógico da Internet, contribuindo para a melhoria da educação pública brasileira. 


O volume 5 Comunidades virtuais: aprendizagem em rede analisa o potencial de uso de ambientes colaborativos na Internet no processo de ensino e aprendizagem. No atual contexto da cibercultura, as escolas não podem ficar alheias ao avanço das redes de informação e comunicação presentes na Web. É fundamental refletir sobre os caminhos de uma educação dialogada e de qualidade, que tem a Internet como aliada. Nesse cenário, as comunidades virtuais podem favorecer a produção de conhecimento nas relações entre professor-aluno e aluno-aluno. Além de apresentar uma nova ferramenta educacional para o professor, esperamos colaborar com as reflexões sobre o uso pedagógico da Internet, contribuindo para a melhoria da educação pública brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas