terça-feira, 26 de abril de 2011

A Informática na Educação no Brasil


A Informática na Educação no Brasil nasceu a partir do interesse de educadores de algumas universidades motivados pelo que já vinha acontecendo em outros países como Estados Unidos e França. Existiram no início dos anos oitenta diversas iniciativas e esforços neste sentido. Aliados ao interesse do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) em disseminar a Informática na sociedade, despertaram o interesse do governo e de pesquisadores das universidades na adoção de programas educacionais baseados no uso da Informática. A partir de iniciativas, estabeleceu-se um programa de atuação que originou o Educom, o qual possibilitou a formação de pesquisadores das universidades e de profissionais das escolas públicas. Isto possibilitou a realização de diversas ações iniciadas pelo MEC. Em 1989 foi criado o Plano Nacional de Informática Educativa (Proninfe), programa destinado a formar professores e implantar Centros de Informática Educativa nas Escolas Técnicas Federais.

Em 1997 foi criado o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), o intuito foi implantar Núcleos de Tecnologia Educacional nas escolas públicas de todo o país e capacitar multiplicadores, por intermédio de cursos de especialização em Informática Educacional, para atuarem nos NTEs. Outro de seus objetivos é o de preparar o corpo docente para usar as novas tecnologias da informação, visando a transformação de sua prática pedagógica. Ele quer ainda propiciar uma educação voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico e educar para uma cidadania global, numa sociedade tecnologicamente desenvolvida.

O papel do professor deixa de ser o de “entregador” de informação para ser o de facilitador do processo de aprendizagem. O aluno deixa de ser passivo, de ser o receptáculo das informações, para ser ativo aprendiz, construtor do seu conhecimento.





Segundo Moran (2007) “O professor é um pesquisador em serviço. Aprende com a prática e a pesquisa e ensina a partir do que aprende. Realiza-se aprendendo – pesquisando – ensinando - aprendendo”. 
Um dos fatores primordiais para a obtenção do sucesso na utilização da Informática Educacional é a capacitação dos professores perante essa realidade tecnológica. Eles precisam e devem ser capacitados, pois são a mola mestra para a implantação desses recursos no ambiente escolar.

O papel da educação deve voltar-se também para a democratização do acesso ao conhecimento, produção e interpretação das tecnologias, suas linguagens e consequências. Para isto torna-se necessário preparar o professor para utilizar pedagogicamente as tecnologias na formação de cidadãos que deverão produzir e interpretar as novas linguagens do mundo atual e futuro. (SAMPAIO & LEITE, 1999, p. 15)




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