quinta-feira, 2 de junho de 2011

Conservação e preservação do Meio Ambiente.


A Natureza está em perigo
Meio Ambiente é tudo o que tem a ver com a vida de um ser (plantas, animais, pessoas) ou de um grupo de seres vivos. (...) os elementos físicos, vivos, culturais e a maneira como esses elementos são tratados pela sociedade.”
Meio Ambiente - A Lei em Suas Mãos. (Neves e Tostes, 1992).


Abordaremos a temática do Dia Mundial do Meio Ambiente que é comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovada também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Com o objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais. Era intenção da ONU também, transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente. Partido na proposta da ONU queremos tornar nossos alunos mais críticos e conscientes sobre a preservação do meio ambiente, tendo em vista realizações de campanhas educativas.

O meio ambiente é um tema transversal, que deve ser explorado nas diversas disciplinas.
Nessa perspectiva através do vídeo podemos elaborar um plano de aula que aborte os seguintes assuntos:

- Diferenciar conservação de preservação.
- Entender a responsabilidade de cada um na conservação do ambiente.
- Descobrir formas de usufruir recursos naturais sem destruir.
- Identificar ações de conservação.

Trabalhar o tema “meio ambiente” é aparentemente uma missão fácil, já que ele vem ganhando cada vez mais espaço em nosso dia a dia. No entanto, só faz sentido abordá-lo se houver a intenção de se criar a consciência de sua conservação em toda a comunidade escolar, numa proposta de educação que venha despertar desde as séries iniciais até as mais avançadas. Muito se tem falado de conservação do meio ambiente, mas não se criou ainda a consciência de que o planeta precisa urgentemente dos nossos cuidados.

O principal nesse momento são as tomadas de atitude, ainda que de forma individual, na esperança de que sirvam de exemplo para as gerações mais novas. E, quem sabe, conseguiremos fazer com que a população acorde para a gravidade da problemática. 




Devemos mudar nossos hábitos urgentemente! 

O objetivo principal do vídeo e a conscientização e a preservação sobre o  Meio Ambiente para alunos do 5° Ano do Ensino fundametal.
O vídeo foi produzido na Universidade do Espírito Santo – UFES, pelas alunas Anidracir Natal e Paula Memeli.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas